Qualidade da Água

 

Qualidade da Água


 
(Imagem da ETA Central de Jacareí)

 

Sistemas de Tratamento e Abastecimento de Água

 

O SAAE possui 5 Sistemas de Abastecimento de Água, denominados ETA Central, ETA São Silvestre, ETA Recanto dos Pássaros, ETA Conjunto 22 de Abril e ETA Pagador Andrade, sendo que as estruturas de tratamento de água das ETAs Central, São Silvestre e Recanto dos Pássaros visam tornar potável a água de mananciais superficiais (Rio Paraíba do Sul para ETA Central e São Silvestre e Represa do Jaguari para ETA Recanto dos Pássaros) enquanto a ETA Conjunto 22 de Abril e Pagador Andrade utilizam poços artesianos.

 

Como se sabe se a água está adequada para consumo humano?

 

A Portaria GM/MS n°888 de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, apresenta diversos parâmetros de monitoramento em laboratório para a água tratada que devem ser monitorados na frequência e nas condicionantes para elaboração do Plano de Amostragem descritos na referida Portaria, ou seja, deve-se monitorar, além da água bruta (sem tratamento), a Saída de Tratamento das ETAs e a Rede de Distribuição de modo a atender a região que cada Sistema de Abastecimento de Água abastece. Ao realizar a análise dos parâmetros descritos na referida Portaria e não encontrando anomalias que possam comprometer a Saúde da população, entende-se que a água está potável para consumo.

 

Como o SAAE monitora a qualidade da água?

 

O SAAE conta com uma equipe para as atividades externas que coletam amostras das ETAs (Saída de Tratamento e Água Bruta) e Rede de Distribuição de toda a cidade de Jacareí para serem analisadas nos laboratórios da ETA Central. Conta também, com equipe volante para monitoramento de cloro e flúor nas ETAs que operam de maneira autônoma e os possíveis ajustes de dosagens, quando necessário.

O SAAE conta também com 01 laboratório de processo para ETA Central e 01 laboratório de processo para ETA São Silvestre que no mínimo a cada duas horas monitora os parâmetros de qualidade da água da saída de tratamento pertinentes de cada ETA citada.

O SAAE possui também 01 laboratório Físico Químico e 01 Laboratório Biológico na ETA Central voltados exclusivamente para análise de água.

A cada mês o SAAE Jacareí realiza mais de 9.000 ensaios em água tratada e água bruta em seus laboratórios visando garantir que a água que o consumidor receba esteja potável para consumo.

 

Qualidade do trabalho dos Laboratórios da ETA Central.

 

Na busca de que todas as informações e controles gerados sejam confiáveis e expressem a condição real da água distribuída pela cidade, os laboratórios da ETA Central sob controle da Unidade de Qualidade de Água e Esgoto trabalham segundo os preceitos da norma ABNT NBR ISO 17025, participa de programas Interlaboratoriais com o objetivo de verificar nossa exatidão e precisão nos ensaios dentro dos referidos programas e ainda visamos nos auditar anualmente para constante verificação do cumprimento da referida norma de modo a garantir a confiabilidade de nossos resultados analíticos.