Geral

Jacareí avança rumo à sustentabilidade com inauguração da ETE Ygarapés

Publicado em: 08/03/2024 | Fonte/Agência: Comunicação SAAE Jacareí

Whatsapp

 

Jacareí avança rumo à sustentabilidade com inauguração da ETE Ygarapés

Estação de Tratamento de Esgoto do Igarapés

Investimento de mais de R$ 5 Milhões coloca a cidade na vanguarda nacional do saneamento

Jacareí, 08 de março de 2024 — O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí celebra um marco histórico nesta terça-feira, dia 12 de março, às 11h, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ygarapés. Localizada na Rua Potiguara, 470, no bairro Chácaras Reunidas Ygarapés, a nova ETE é fruto de um investimento de mais de R$ 5 milhões e coloca a cidade na vanguarda nacional do saneamento.

A ETE Ygarapés atenderá os bairros Ygarapés, Bela Vista I e II, Jardim Alvorada e Conjunto 1º de Maio, beneficiando diretamente mais de 8.500 moradores. Com a conclusão desta obra, Jacareí alcança o notável índice de 90,82% de tratamento de esgoto, superando as médias nacional e estadual, que são de 50,20% e 70,40%, respectivamente, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2022).

Ao atingir a marca de 90,82% de tratamento de esgoto, Jacareí alcança, no presente momento, o Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020) com nove anos de antecedência, uma vez que os municípios têm como prazo máximo o ano de 2033 para atingirem esse índice.

"Esta é uma conquista histórica para Jacareí. Estamos comprometidos em oferecer à população uma infraestrutura que contribua para uma melhor qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. A ETE Ygarapés representa não apenas um avanço nas metas ambientais, mas também o compromisso do SAAE e da Prefeitura da cidade com o bem-estar de nossa comunidade," afirma Nelson Prianti Júnior, Presidente do SAAE Jacareí.

Além de trazer benefícios sociais e econômicos diretos para a população, a ETE Ygarapés contribuirá para a preservação dos recursos hídricos, a prevenção de doenças e o desenvolvimento sustentável da cidade. A previsão é que o início da operação assistida ocorra ainda no mês de março de 2024, e o SAAE já planeja a ampliação da ETE Ygarapés, visando aumentar a vazão e abranger outros bairros da região.