Sobre as oscilações no abastecimento de água que afetaram algumas regiões:
Nos últimos dias, diversas quedas de energia elétrica, além da redução do nível do Rio Paraíba do Sul, exigiram intervenções emergenciais no sistema de captação de água e sistemas de bombeamento da cidade. A onda de calor elevou intensamente o consumo de água, agravando a situação em determinadas localidades.
Desde o dia 5 de novembro, o Rio Paraíba do Sul apresenta redução no nível, obrigando a autarquia a realizar duas paradas na Estação de Captação de Água, nos dias 08/11 e 12/11, para mitigar danos causados nas bombas de sucção. Foi implementada a instalação de curvas nas tubulações dentro do rio para aumentar a vazão captada, permitindo ainda o revezamento entre as bombas e, consequentemente, protegendo-as e aumentando sua vida útil.
Recentemente, também foram instaladas novas comportas na captação para garantir maior quantidade de água armazenada, durante este período de nível baixo. Sobre o tema, foi realizada reunião com representantes da Represa de Santa Branca e da Agência Nacional de Águas (ANA), solicitando o aumento do nível do rio.
Segundo o Departamento de Tratamento de Água e Esgoto - DTAE, a partir das ações citadas, estão sendo observadas melhorias gradativas no funcionamento do sistema.
Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos pela colaboração. A autarquia segue trabalhando para fornecer um serviço confiável e de qualidade.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.
RECUPERAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO, APÓS MANUTENÇÃO EMERGENCIAL
É importante que seja feito uso racional durante esse período, para que não falte água para consumo.
Descata-se que a instalação da caixa d'água é obrigatória, conforme estabelece o Decreto Estadual n° 12.342, DE 27 DE SETEMBRO DE 1978.
A caixa d'água funciona como um rezervatório, impedindo que os imóveis fiquem sem água em casos de manutenção nas redes públicas de distribuição ou na falta de abastecimento.