Geral

Parque Meia Lua conta com atuação do SAAE Jacareí na luta contra a dengue

Publicado em: 15/05/2023

Whatsapp

 

Parque Meia Lua conta com atuação do SAAE Jacareí na luta contra a dengue

Servidores do SAAE participam de reunião de combate à dengue no Parque Meia Lula

Autarquia atua em conjunto com secretarias para enfrentar surto da doença na região.

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí estiveram presentes em uma importante reunião realizada na última sexta-feira (12/05) no Parque Meia Lua, com o objetivo de alinhar ações emergenciais no combate ao aumento dos casos de dengue no bairro e regiões adjacentes, como Lagoa Azul e Conquista. Também estiveram no encontro representantes das secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, meio ambiente e zeladoria urbana, infraestrutura, segurança e defesa do cidadão, educação, fundação cultural, mobilidade urbana, além de agentes de saúde, agentes comunitários e os vereadores Roninha e Valmir do Meia Lua.

Durante a reunião, a equipe do SAAE apresentou ações que estão sendo realizadas no local, incluindo a vistoria minuciosa da vala de drenagem, na qual foram identificados pontos de possível afloramento de água a partir das paredes de concreto do canal. Além disso, constatou-se o empoçamento da água devido à presença de areia e vegetação, assim como a possível contribuição de efluentes domésticos no trecho final da vala de drenagem, próximo ao entroncamento da Avenida dos Migrantes com a Rua Lourenço da Silva.

Para solucionar essas questões, o SAAE informou que realizará uma pesquisa de obstruções na rede coletora e, caso identificados problemas, realizará a desobstrução com o auxílio de caminhão hidrojato. Além disso, será realizada uma pesquisa de vazamentos de água em toda extensão da via adjacente à vala de drenagem, por meio de equipamento geofone. Havendo a confirmação, a obra será incluída imediatamente na programação de reparo pelas equipes da autarquia.

O SAAE Jacareí também apresentou aos presentes, informações sobre o trabalho socioambiental que realiza durante todo ano sobre saneamento básico e recursos hídricos na escola EMEF Beatriz Junqueira da Silveira Santos. Nos encontros, os alunos têm recebido informações e alertas sobre os sinais e os sintomas da dengue, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti.

A autarquia reforça seu compromisso em colaborar para levar mais qualidade de vida aos moradores do Parque Meia Lua e região, trabalhando em conjunto com as demais secretarias presentes na reunião. O SAAE está empenhado em contribuir no enfrentamento à dengue, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para a população.

Para mais informações sobre as ações da autarquia, entre pelo telefone 0800 725 0330 ou pelo e-mail comunicacao@saaejacarei.com.br