A Prefeitura de Jacareí recebeu, na última semana, um certificado do Sebrae SP pela realização dos programas Gestoras da Moda e Aqua Empreendedores. A premiação é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.
A cerimônia da ‘XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor “Mario Covas”’ foi realizada na quinta-feira (9), em São Paulo, e premiou os melhores programas do Estado. Com isso, o ‘Gestoras da Moda’ foi certificado na categoria marketing territorial e setores econômicos, enquanto o ‘Aqua Empreendedores’ foi qualificado na categoria inovação e sustentabilidade.
Gestoras da Moda
Realizado pela primeira vez em 2019, para atender a demanda de mão de obra do mercado e gerar mais profissionais qualificados, o ‘Gestoras da Moda’ foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de incentivar a inclusão de gênero e o desenvolvimento das mulheres, resultando na independência financeira e empoderamento de mulheres de baixa renda.
Além disso, o programa visa tornar Jacareí um polo de Moda de referência no Estado de São Paulo, fomentando a economia local e regional. São oferecidas aulas sobre cadeias produtivas, controles financeiros, produtividade, vendas, divulgação, precificação, contratação de funcionários, entre outras.
Aqua Empreendedores
O programa é realizado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) desde dezembro de 2021, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, além da sociedade civil.
A proposta é capacitar cidadãos que tenham interesse em empreender no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, para reduzir o desperdício de água potável, evitar a contaminação do lençol freático, e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego e renda.
Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estabelecidos pela ONU, e elevar os indicadores do município de Jacareí, o ‘Aqua Empreendedores’ busca reduzir, no mínimo, 10% dos processos de consumo em 2022.
Dessa forma, a cada 10 carros lavados na cidade, serão poupados cerca de quatro mil litros de água potável.
RECUPERAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO, APÓS MANUTENÇÃO EMERGENCIAL
mportante que seja feito uso racional durante esse período, para que não falte água para consumo.
Destaca-se que a instalação da caixa d’água é obrigatória, conforme estabelece o Decreto Estadual Nº 12.342, DE 27 DE SETEMBRO DE 1978.
A caixa d’água funciona como um reservatório, impedindo que os imóveis fiquem sem água em casos de manutenções nas redes públicas de distribuição ou na falta de abastecimento.