SAAE vai ampliar sistema de controle de reservatórios

Publicado em: 04/05/2015

4/5/2015 [caption id="attachment_676" align="aligncenter" width="300" caption="O operador de bombas Adilson Baltaduonis observa monitor do sistema de telemetria do SAAE"][/caption] O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vai ampliar o sistema de monitoramento à distância dos níveis dos reservatórios e sistemas de bombeamento. O projeto que será implantado – por meio de sensores e sistemas eletrônicos -- visa contribuir com a redução de perdas no sistema, além de evitar o desabastecimento. O investimento será de R$ 774.560,75, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) – a contrapartida será de R$ 86.062,30. A previsão da autarquia é abrir licitação até o mês de junho para o projeto de Implantação de Sistema de Telemetria na área de ETA (Estação de Tratamento de Água) Central. Jacareí já utiliza da tecnologia há algum tempo, o que permite gerenciar melhor o sistema. O SAAE mantém atualmente 24 instalações com sistema de telemetria, entre reservatórios e bombeamento. Com a ampliação do sistema para mais 32 instalações, o monitoramento à distância chegará a 56 englobando um total de 64 reservatórios. Telemetria – Telemetria consiste no monitoramento à distância, em tempo real, dos sistemas de distribuição de água. Quando não há um sistema de telemetria, os problemas para serem detectados dependem de vistorias nos locais ou da comunicação da população sobre falta de água ou problemas no abastecimento. O sistema de telemetria permite melhor gerenciamento do funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema. O equipamento acusa falhas de operação – queda de nível do reservatório, por exemplo -- e assim os técnicos podem adotar medidas para se evitar, por exemplo, desabastecimento em determinada região. “A melhoria da tecnologia no sistema de abastecimento também contribui com a redução de perdas garantindo mais qualidade nos serviços prestados à população”, explicou o diretor Geral do SAAE, André Carneiro. (Zé Júnior - Assessoria de Imprensa do SAAE)