Publicado em: 23/03/2015
23/3/2015
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou a obra de uma nova EEE (Estação Elevatória de Esgoto) na rodovia Nilo Máximo, altura do km 2,5. A obra faz parte de uma interligação do Projeto Turi Limpo – Viva Melhor que irá transportar o esgoto para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central, após o bombeamento até a EEE Jardim Pitoresco.
Os trabalhos deverão durar quatro meses. A EEE Nilo Máximo receberá todo o esgoto da região dos bairro Jardim Santo Antônio da Boa Vista e Jardim Colônia. Ao entrar em operação, a nova EEE irá bombear os resíduos para EEE Jardim Pitoresco, seguindo para a EEE Aliança (Jardim Mesquita), e por fim o esgoto será bombeado até a ETE Central.
O programa de despoluição do Córrego do Turi, estimado em R$ 112 milhões, está elevando de 20% para 50% o índice de tratamento de esgoto. Até o final do ano, com a conclusão da obra Saneamento Integrado do Vale do Córrego do Turi (somando mais R$ 45 milhões), na região da rodovia Nilo Máximo, esse índice chegará a 70%.
Em sua primeira fase, o programa de despoluição do Turi – que recebe 50% do esgoto doméstico da cidade (mais de 100 mil moradores) – resultou na construção da ETE Central (projetada para tratar o efluente de uma população de 240 mil moradores), na instalação de 14 quilômetros de coletores-tronco (tubulação que capta o esgoto das redes domésticas), quatro estações elevatórias (instalação para bombear o esgoto) e seis quilômetros de linhas de recalque (responsável pelo envio do efluente até a estação).
Interligação na Getúlio Vargas – Nesta segunda-feira (23), inicia um trabalho de adequação de rede de esgoto de um condomínio próximo à ponte do córrego Seco, na avenida Getúlio Vargas. O esgoto captado no condomínio está sendo enviado para a ETE Central.
Os trabalhos deverão ser concluídos em até 40 dias e não irão prejudicar o trânsito, porém a passagem de pedestre será sinalizada para garantir uma travessia segura.
(Assessoria de Imprensa do SAAE)