SAAE leva uso racional e reaproveitamento da água nas escolas

Publicado em: 10/03/2015

10/3/2015 O programa de responsabilidade socioambiental do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí retoma as atividades em mais um ano letivo nas escolas municipais. As brincadeiras, jogos, leitura e aprendizado sobre uso racional da água, consumo consciente e combate ao desperdício recomeçam nesta sexta-feira (13) na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Tarcísio Francisco Barbosa (Conjunto 1º de Maio), com turmas dos terceiros e quartos anos. A novidade em 2015 será o atendimento às novas turmas dos terceiros anos, além da continuidade com as crianças que agora foram para o quarto ano, além do pré-II. Ao todo serão 1.500 crianças atingidas diretamente e mais de 3.000 serão beneficiadas. Além da EMEF Tarcísio Barbosa, participam os alunos das EMEFs Prof. Silvio Silveira Mello Filho (Jardim Santa Maria), Prof. Joaquim Passos e Silva (Cidade Salvador), Profª Maria Regina Cachuté (Parque Imperial) e EMEI Profª Maria José de Carvalho Ferreira (Jardim Santa Maria). Em 2014, centenas de estudantes participaram das atividades nas escolas durante o ano letivo, incluindo visitas nas unidades de tratamento do SAAE. No final do projeto as crianças receberam um certificado e o distintivo de ‘fiscal mirim’ do bom uso da água. As atividades do SAAE são parte do calendário letivo das escolas envolvidas. Veja a agenda de programação nas escolas durante o mês de março: Programação de março Dia 13: EMEF Tarcísio Barbosa – 10h20 às 12h e 14h20 às 16h40 Dia 17: EMEF Maria Regina – 9h às 16h Dia 18: EMEF Silvio Silveira – 8h às 16h20 Dia 19: EMEF Joaquim Passos – 9h às 16h Dia 25: EMEF Silvio Silveira – 8h às 16h Dia 27: EMEF Joaquim Passos – 9h às 16h Dia 30: EMEI Profª Maria José – 9h às 16h.   SAAE CRIA “AGENDA ÁGUA” PARA ATENDER INSTITUIÇÕES Além do trabalho com as crianças nas escolas municipais atendidas, o programa de responsabilidade socioambiental do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está levando informação por meio de palestras em instituições de ensino público e privado, além de indústrias. É a “Agenda Água”, que tem a finalidade de conscientizar sobre o uso racional da água e o combate ao desperdício, também com a proposta de aproximar mais a autarquia da comunidade. As palestras começam nesta quarta-feira (11), com 450 estudantes da Escola Estadual Coronel Carlos Porto. O evento será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 8h. Em todas as atividades, o SAAE fará a distribuição de cartazes e fôlder contendo orientações e dicas sobre reaproveitamento da água, economia e uso racional. A “Agenda Água” também atenderá os funcionários das empresas Basf e Ambev, em Jacareí, nos dias 20 e 23 de março (leia agenda abaixo). Os 70 alunos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) das EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Tarcísio Barbosa (Conjunto 1º de Maio) e Profª Maria Regina Cachuté (Parque Imperial) também estão na agenda, nos dias 25 e 26 de março. Na comunidade, o SAAE mantém desde 2014 a campanha permanente sobre uso racional da água, estimulando o reaproveitamento em casa, com distribuição de material educativo com dicas -- anexado nas contas de água. As instituições interessadas em abordar o assunto podem procurar o SAAE, enviando mensagem pelo www.saaejacarei.com.br, ligando no 3954-0304 ou comparecendo pessoalmente na rua Antônio Afonso, 460, Centro. Agenda da Água SAAE - Março Dia 11: Escola Estadual Coronel Carlos Porto – 8h às 11h Dia 20: BASF – 12h às 13h Dia 23: AMBEV – 9h às 14h30 e 18h às 21h30 Dia 25: EJA EMEF Tarcísio Francisco - 20h Dia 26: EJA EMEF Maria Regina – 20h (Zé Júnior / Mariana Motta – Assessoria de Imprensa do SAAE)