29/1/2015
[caption id="attachment_552" align="aligncenter" width="819" caption="Em construção na área da ETA, adutora ligará reservatório de cinco milhões de litros à rede do SAAE para ampliar abastecimento na Região Leste"]
[/caption]
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) irá implantar uma adutora com 600 metros de extensão entre o maior reservatório de água potável -- em construção na área da ETA (Estação de Tratamento de Água) -- e a avenida Major Acácio Ferreira, no centro. A obra, que começa nesta segunda-feira (2), passará pela rua Salvador Preto, entre o número 129 e a esquina com a rua João Américo da Silva, e a avenida Santos Dumont, até a avenida Major Acácio Ferreira.
Interdição - A adutora é parte do projeto de construção do reservatório, e irá beneficiar toda a comunidade, principalmente os bairros da Região Leste. Nesta primeira etapa, a rua Salvador Preto será totalmente interditada pela Diretoria de Trânsito da prefeitura, entre o número 129 e a esquina com a rua João Américo. Haverá passagem sinalizada para pedestres.
O motorista ou morador da Salvador Preto terá como opção a rua Leopoldo Leite que ficará em mão dupla até a rua Aparício Lorena. O motorista que vier da Salvador Preto sentido centro deverá acessar a Leopoldo Leite, passando pelo Jardim Liberdade, nas ruas Aparício Lorena e Luis Martins Moreira, chegando na avenida Santos Dumont.
Com a abertura da vala para a passagem da adutora na Salvador Preto, os moradores que possuem garagem não poderão transitar com os veículos pela via inteira. Será somente trânsito local e as garagens ficarão bloqueadas apenas para a implantação da tubulação, liberando a passagem em até quatro dias.
A comunidade está sendo informada sobre a obra e o prazo de execução. Os trabalhos nesta etapa deverão durar cerca de 40 dias.
Juntamente com a adutora, será implantada ainda uma tubulação paralela de drenagem, apenas no trecho da Salvador Preto até a esquina com a João Américo. A interligação da adutora será feita na avenida Major Acácio.
Na segunda etapa da obra, com data ainda não definida, o serviço será por MND (método não destrutível), ou seja, a tubulação cortará um trecho ligando a Salvador Preto à avenida Santos Dumont, e deste ponto em diante, segue em vala pela via até a avenida Major Acácio, onde será feita a interligação à rede. Neste trecho o trânsito ficará em meia pista no sentido centro-Major Acácio e haverá sinalização para veículos e pedestres.
A adutora será de ferro fundido e terá 600 mm de diâmetro. Já a tubulação de drenagem será de concreto medindo 800 mm de diâmetro. O reservatório e a adutora têm previsão de conclusão este ano.
(Zé Júnior - Assessoria de Imprensa do SAAE)