Comunicado: Ações e melhorias na Estação de Captação de Água

Publicado em: 13/11/2023 | Fonte/Agência: Comunicação SAAE Jacareí

Comunicado: Ações e melhorias na Estação de Captação de Água

Estação de Captação de Água de Jacareí

Sobre as oscilações no abastecimento de água que afetaram algumas regiões:

Nos últimos dias, diversas quedas de energia elétrica, além da redução do nível do Rio Paraíba do Sul, exigiram intervenções emergenciais no sistema de captação de água e sistemas de bombeamento da cidade. A onda de calor elevou intensamente o consumo de água, agravando a situação em determinadas localidades.

Desde o dia 5 de novembro, o Rio Paraíba do Sul apresenta redução no nível, obrigando a autarquia a realizar duas paradas na Estação de Captação de Água, nos dias 08/11 e 12/11, para mitigar danos causados nas bombas de sucção. Foi implementada a instalação de curvas nas tubulações dentro do rio para aumentar a vazão captada, permitindo ainda o revezamento entre as bombas e, consequentemente, protegendo-as e aumentando sua vida útil.

Recentemente, também foram instaladas novas comportas na captação para garantir maior quantidade de água armazenada, durante este período de nível baixo. Sobre o tema, foi realizada reunião com representantes da Represa de Santa Branca e da Agência Nacional de Águas (ANA), solicitando o aumento do nível do rio.

Segundo o Departamento de Tratamento de Água e Esgoto - DTAE, a partir das ações citadas, estão sendo observadas melhorias gradativas no funcionamento do sistema.

Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos pela colaboração. A autarquia segue trabalhando para fornecer um serviço confiável e de qualidade.

Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.