SAAE certifica 1.364 alunos como Defensores da Água e conclui ações educativas sobre saneamento, em 2022

Publicado em: 16/12/2022

O SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí, certificou 1.364 alunos como Defensores de Água, em 2022. Durante o ano foram ministradas, mensalmente, aulas de Educação Ambiental sobre Saneamento em 48 turmas de 12 escolas de Jacareí, tanto do ensino fundamental quanto da EJA (Escola de Jovens e adultos), no período diurno e no noturno.

Os alunos aprenderam sobre a história e importância do saneamento para garantir saúde, desenvolvimento e qualidade de vida; a importância da água para vida humana; o processo de captação, tratamento e abastecimento de água na cidade; processo de coleta e tratamento de esgoto; diversas formas de economizar água; como praticar o descarte consciente do esgoto; preservação do meio ambiente e mananciais; entre outros.

A maioria das turmas contou com aulas práticas, incluindo vivências de como é realizada a captação da água do rio Paraíba do Sul e como funciona o tratamento de água na cidade, com visitas nas estações da autarquia.

Ao longo das aulas foi construído um gibi por cada estudante, para fixar o aprendizado e registrar os encontros.

O projeto do SAAE foi realizado por meio do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES) e as atividades aconteceram em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e a Secretaria de Saúde de Jacareí.

Ao todo 12 comunidades foram contempladas no projeto do programa IES, sendo elas:

• Campo Grande – EMEF Adélia Monteiro
  • Bandeira Branca – EMEF Aluízio
  • São Silvestre – EMEF José Éboli e EJA
  • Rio Comprido – EMEF Maria Luiza Vasques e EJA
  • Parque Santo Antônio – EMEF Tito Máximo e EJA
  • Conjunto São Benedito – EMEF Delly Gaspar
  • Esperança (ao lado do Jd. São Luiz) – EMEF Silva A. R. Barreto
  • Centro – EMEF Lamartine
  • Parque Imperial – EMEF Maria Regina Cachuté
  • Vila Zezé – EMEF Neusa Teodoro
  • Igarapés – EMEF Aristeu Turci
  • Nova Esperança – EMEF Ricardina

Desenvolvimento Sustentável

O projeto visa atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da educação ambiental transversal continuada. Neste sentido, o mascote da autarquia, Chuá – Defensor da Água, esteve com alunos durante o ano trabalhando de forma lúdica e interativa boas práticas de consumo consciente e preservação da água.

No último encontro do ano, todos os alunos receberam o certificado do SAAE e o gibi que cada um produziu, como lembrança e registro do aprendizado adquirido em 2022.

Outras ações

No decorrer do ano, o Programa IES contou com a participação de aproximadamente 8.584 participantes em palestras e ações educativas (em empresas, escolas, faculdades, comunidades, Parque da Cidade e em outros eventos).

Cerca de 2.003 pessoas passaram pelo Educador Móvel em 2022 e foram mais de 81 visitas às estações do SAAE durante o ano, além das ações em parceria com a secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Esporte, Desenvolvimento Econômico e demais secretarias municipais.