SAAE E PREFEITURA INICIAM CAPACITAÇÃO ATRAVÉS DO PROJETO AQUA EMPREENDEDORES

Publicado em: 09/12/2021

Na segunda-feira (06), o SAAE e a Prefeitura de Jacareí iniciaram a capacitação dos cidadãos inscritos no projeto Aqua Empreendedores.

A primeira etapa foi realizada no auditório do SAAE, com abordagens sobre a importância do saneamento e da água para a vida das pessoas e para o desenvolvimento da cidade; a importância da Defesa da Água para evitar crise hídrica; empreendedorismo sustentável; benefícios e cuidados durante as atividades no setor automotivo a seco (sem água); logística reversa; descarte correto de resíduos, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

A segunda e a terceira etapa, estão acontecendo no Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (INOVA), com os temas Comportamento Empreendedor, Formalização e Crédito Fácil. Já as etapas práticas acontecerão na sequência, junto às empresas parceiras.

A proposta do projeto é capacitar cidadãos que tenham interesse em empreender ou atuar de forma autônoma no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, visando reduzir o desperdício de água potável, promover o consumo consciente da água, evitar a contaminação do lençol freático, fomentar a economia local e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego e renda.

Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estabelecidos pela ONU, elevar os indicadores do município de Jacareí e contribuir com a retomada da economia pós pandemia, o Projeto Aqua Empreendedores busca reduzir no mínimo, 10% dos processos de consumo alto em 2022. Dessa forma, a cada 10 carros lavados na cidade, serão poupados cerca de 4.000 litros de água potável.

O projeto é uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho e de complementação de renda, com capacitação profissional focada na sustentabilidade em defesa da água. Essa prática sustentável, além de evitar crise hídrica, propicia inclusão social e fará toda diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento da cidade.

O projeto foi desenvolvido pelo SAAE, através do programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), em parceria com a Prefeitura de Jacareí por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (INOVA), Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Núcleo de Educação Ambiental). Alguns parceiros como Banco do Povo, SEBRAE, NCars (inscrita) e sociedade civil também integram o projeto.

No final de janeiro de 2022 serão abertas novas inscrições.

Para mais informações os munícipes podem entrar em contato por meio do 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.