O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Jacareí entregaram o primeiro selo “Comércio Consciente” a um estabelecimento alimentício da região central da cidade, através da campanha “Elimine os vilões do Esgoto” abordando a temática do projeto “Óleo não é esgoto. Descarte com consciência”. O selo foi entregue após o comércio regularizar as instalações de esgoto, atendendo as normativas da autarquia.
“Parabenizo a ação educativa que está sendo realizada. Estou feliz por receber este selo em meu comércio e por poder contribuir com a nossa cidade através do descarte correto e a reciclagem do óleo utilizado no restaurante, não temos mais problemas de esgoto aqui”, enfatiza Claiton, proprietário do estabelecimento.
O objetivo do projeto é conscientizar, educar e orientar a população, garantir a qualidade de vida dos munícipes, evitar riscos à saúde pública e transtornos aos comércios, visando a eficiência dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e a preservação do rio Paraíba do Sul e o do meio ambiente, promovendo a economia local e a inclusão social com práticas sustentáveis.
A ação teve início na região central, que atualmente possui o maior número de comércios e os índices mais elevados. Agora, as abordagens serão realizadas nos comércios do bairro Parque Meia Lua e na sequência no bairro Cidade Salvador. A meta é que em 2022, as manutenções por retorno de esgoto sejam reduzidas em no mínimo 30%.
O projeto e a ação são realizados pelo SAAE por meio do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (NEA – Núcleo de Educação Ambiental), Secretaria de Saúde, Subprefeituras e lideranças comunitárias.
Para saber mais sobre o projeto ou em caso de dúvida, os munícipes podem entrar em contato por meio do telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.
MANUTENÇÃO EMERGENCIAL NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
É importante que seja feito uso racional durante esse período, para que não falte água para consumo.
Destaca-se que a instalação da caixa d’água é obrigatória, conforme estabelece o Decreto Estadual Nº 12.342, DE 27 DE SETEMBRO DE 1978.
A caixa d’água funciona como um reservatório, impedindo que os imóveis fiquem se Cepinho, Ressaca, Chery.m água em casos de manutenções nas redes públicas de distribuição ou na falta de abastecimento.
Em casos emergenciais, entre em contato com o SAAE por meio do 0800 725 0330