No dia 27 de julho de 2021, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizará uma audiência pública às 18h30min, sobre o Plano Diretor de Esgoto do Município de Jacareí (2020-2021).
O plano irá auxiliar no planejamento, direcionamento de ações e na gestão adequada do esgotamento sobre seus aspectos sociais, econômicos e ambientais, considerando as particularidades e os desafios locais que se impõe.
Alguns temas serão abordados e posteriormente encaminhados para soluções:
Serão abordadas também questões sustentáveis, de educação e cidadania.
Parte da complexidade associada à gestão de esgotamento, deve-se ao envolvimento intrínseco do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.
Por envolver vários agentes e várias etapas de uma cadeia, as tomadas de decisão são complexas. Dessa forma, a definição de alternativas deve proceder de uma ampla discussão, respeitando os aspectos sociais, ambientais e econômicos do local onde serão implantadas.
Entende-se que não existe solução única, devem ser avaliadas e consideradas as características dos esgotos, da infraestrutura já instalada, das partes interessadas, bem como os requisitos legais, sociais e econômicos.
No entanto, o planejamento de esgotamento foi elaborado de forma integrada e compatível aos demais planos existentes, as políticas públicas e os regulamentos relacionados ao gerenciamento do território do Município de Jacareí. Sua elaboração visa definir de forma coletiva e com a participação popular, as prioridades de investimentos, objetivos, metas, programas e ações, de modo a orientar a atuação do SAAE a curto, médio e longo prazo.
Devido à pandemia e em combate à COVID-19, o encontro seguirá todos os protocolos sanitários (distanciamento, álcool em gel e uso de máscara), será parcialmente presencial, com maior participação online através dos canais oficiais:
As perguntas poderão ser enviadas via chat no Youtube ou no Facebook.
O Plano Diretor de Esgoto irá impactar positivamente na saúde e na qualidade de vida da população, através do afastamento, coleta, tratamento e descarte correto do esgoto.
A Prefeitura e o SAAE contam com a participação dos munícipes, para juntos traçarem o futuro e o desenvolvimento da cidade.