SAAE Jacareí realiza projeto de educação sobre saneamento

Publicado em: 30/03/2023

SAAE Jacareí realiza projeto de educação sobre saneamento

Ação de conscientização ambiental em escolas teve início no Dia Mundial da Água

Jacareí, 27 de março de 2023 - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí lançou na semana passada, em celebração ao Dia Mundial da Água (22), o projeto “Saneamento em Foco: Um compromisso com o futuro”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

O projeto inclui a realização de palestras em escolas públicas e privadas da cidade, bem como a distribuição de material educativo sobre a importância da água e do saneamento básico. Também serão promovidas visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto, onde os participantes poderão aprender sobre o processo de tratamento e a importância de preservar os recursos hídricos.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto atenderá esse ano mais de mil alunos em 4 escolas municipais. Com abordagens lúdicas específicas para atender a faixa etária, também receberão a visita do SAAE Jacareí 10 escolas públicas de educação infantil.

O Rio Paraíba do Sul, que corta Jacareí, é um dos principais mananciais do Estado de São Paulo e abastece também parte dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde cerca de 15 milhões de pessoas utilizam sua água como fonte de abastecimento. Por isso, é fundamental que a população compreenda a importância de preservar esse recurso natural, além de entender a necessidade do tratamento adequado do esgoto para evitar a poluição e o comprometimento da qualidade da água.

Atualmente, o SAAE Jacareí realiza 99% de coleta e 85,32% de tratamento de esgoto da cidade e atende 99,36% da população do município com rede de água, o que demonstra o compromisso da instituição com a qualidade de vida da população. Segundo o presidente da autarquia, Nelson Gonçalves Prianti Júnior, "a educação é a base para a conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. Com esse projeto, esperamos contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e à saúde pública."

Visando levar educação sobre água e saneamento a toda população, o SAAE Jacareí conta também com o projeto “Educador Móvel”. Criado em 2017, o veículo leva conhecimento para os quatro cantos da cidade, ampliando a comunicação com os munícipes e realizando atividades educativas de forma interativa, por meio de jogos eletrônicos, demonstrações, oficinas, vídeos, entre outras atividades.

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água pretende sensibilizar a população sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável desse recurso vital. “O SAAE Jacareí reforça a importância da data e a necessidade de se adotar uma abordagem integrada e colaborativa para a gestão dos recursos hídricos, envolvendo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral. Afinal, a água é um recurso limitado e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos no planeta”, conclui Prianti.

Comunidades, empresas, escolas e demais órgãos podem agendar para receber os projetos de educação do SAAE, por meio do e-mail comunicacao@saaejacarei.sp.gov.br, e telefone 3954-0300, ramal 1604 ou 1895.