O SAAE e a Prefeitura de Jacareí iniciaram na última segunda-feira (25), a 2ª capacitação por meio do Aqua Empreendedores. O programa é uma oportunidade para os munícipes empreenderem, gerarem negócios, se recolocarem no mercado de trabalho e de complementarem renda, com capacitação profissional focada na sustentabilidade e em defesa da água.
A primeira turma foi capacitada e certificada em dezembro de 2021, com abordagens sobre a importância do saneamento e da água para a vida das pessoas e para o desenvolvimento da cidade.
Além disso, outros temas foram abordados como a importância da defesa da água para evitar crise hídrica; empreendedorismo sustentável; benefícios e cuidados durante as atividades no setor automotivo a seco (sem água); logística reversa; descarte correto de resíduos, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
As etapas são realizadas em espaços diversos. No auditório do SAAE Jacareí, os temas são consumo consciente e sustentabilidade. No Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (INOVA), a abordagem é o empreendedorismo, formalização e crédito fácil. Já as etapas práticas acontecem na sequência, junto às empresas parceiras.
Capacitação
A proposta do programa é capacitar cidadãos que tenham interesse em empreender ou atuar de forma autônoma no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, visando reduzir o desperdício de água potável, promover o consumo consciente da água, evitar a contaminação do lençol freático, fomentar a economia local e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego e renda.
Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, elevar os indicadores do município de Jacareí e contribuir com a retomada da economia pós-pandemia, o Aqua empreendedores proporciona resultados práticos: a cada 10 carros limpos na cidade, cerca de quatro mil litros de água potável são poupados.
O Programa
O programa Aqua Empreendedores foi desenvolvido pelo SAAE, através do programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), em parceria com a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Núcleo de Educação Ambiental). Banco do Povo, SEBRAE, NCars e sociedade civil também integram o projeto.
Atualmente, o programa conta com 43 inscritos, incluindo munícipes de Jacareí e de São José dos Campos. Para mais informações os munícipes podem entrar em contato por meio do telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.
MANUTENÇÃO EMERGENCIAL NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
É importante que seja feito uso racional durante esse período, para que não falte água para consumo.
Destaca-se que a instalação da caixa d’água é obrigatória, conforme estabelece o Decreto Estadual Nº 12.342, DE 27 DE SETEMBRO DE 1978.
A caixa d’água funciona como um reservatório, impedindo que os imóveis fiquem se Cepinho, Ressaca, Chery.m água em casos de manutenções nas redes públicas de distribuição ou na falta de abastecimento.
Em casos emergenciais, entre em contato com o SAAE por meio do 0800 725 0330